O Alongamento no Baby Class Ballet
O Alongamento infantil
As crianças se movimentam o tempo todo, pula, saltam correm com muita facilidade. Elas geralmente são flexíveis, mas o alongamento ainda é muito importante.
Em pessoas de todas as idades, o alongamento previne lesões, melhora o desempenho atlético e incentiva um estilo de vida saudável.
Por isso é importante ensinar as crianças técnicas adequadas antes de tentar qualquer nova forma de exercício. O alongamento delas é de grande valia, o estica e puxa das pernas, os bracinhos para o alto, todos esses movimentos colaboram para o seu crescimento e desenvolvimento. Os pequeninos se tornam mais flexíveis e conscientes da sua corporeidade.
Um programa de alongamento favorece o controle dos efeitos do crescimento, do encurtamento da cadeia posterior e dos desalinhamentos dos segmentos corporais, melhorando assim a amplitude articular do quadril na rotação externa.
Prevenção de Lesões
As crianças que fazem esportes, dança ou outras atividades fisicamente exigentes devem se alongar para evitar lesões. Isso ajuda a evitar os estiramentos as distensões muito comuns quando pelo não aquecimento dos músculos e articulações antes da atividade atividade em si. Esta fase de aquecimento não deve causar fadiga.
O alongamento promove a flexibilidade, conseqüentemente melhora a aptidão física, fazendo com que o corpo exerça toda sua capacidade física na atividade.
Por exemplo, uma criança que faz artes marciais pode chutar mais alto se ela for mais flexível. . A flexibilidade também melhora o desempenho dos ginastas, bailarinos e jogadores de futebol.
O Ballet e o Alongamento
O alongamento é um importante método preventivo às lesões relacionadas com a prática de dança clássica, portanto, é relevante considerar a idade cronológica e a fase de crescimento em que se encontram as crianças, no que se refere a flexibilidade, coordenação motora e proficiências.
Assim sendo, podemos afirmar que a aplicação de um programa de alongamento é uma metodologia eficaz como complementação didática às aulas de ballet clássico, para ganho de amplitude articular em crianças na fase de crescimento.